Dicas importantes para a elaboração do TCC


Capriche no resumo
Um resumo bem preparado permite aos leitores identificarem de forma rápida e exata o conteúdo do trabalho, e determinar sua pertinência para seus interesses e assim decidir se precisam ler o texto todo.
 

Torne a leitura do seu texto fácil e agradável
Os parágrafos e sentenças curtas são mais fáceis de ler do que os longos. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais. Use uma média de 10 a 15 palavras por parágrafo.

Comece parágrafos importantes com sentenças-chave, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com um parágrafo resumido.
 

Apenas comece
Apenas faça. Muitas vezes é útil você ignorar os seus pensamentos e simplesmente fazer. Este mesmo princípio serve para seu trabalho científico.

Não se intimide. Colocar suas idéias por escrito pode ser uma tarefa desafiadora, ainda mais quando se quer fazê-lo de forma sintética.
 

Peça uma opinião
Peça a um colega para revisar seus trabalhos mais importantes. E dê total liberdade para comentários e sugestões.
 

Leia e escreva muito
Para escrever bem, é preciso ler bem. Aumentar sua bagagem, aprender fatos e estilos novos, saber melhor o que fazer (e o que não fazer). Não é difícil, e vale a pena.

Leia cuidadosamente o que escreveu como se você fosse o seu leitor. Será que ele estará recebendo a mensagem que quer transmitir?

Escreva muito – o aperfeiçoamento vem com a prática, assim como nos esportes. Escreva, e depois escreva mais, e assim você vai melhorar cada vez mais.
 

Corte seu texto 
O escritor Stephen King fala em cortar 10% do total – foi um conselho que ele recebeu em uma carta de rejeição de um texto seu, no início da carreira, e que seguiu desde então. Remova palavras, frases e capítulos supérfluos.

Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.

Cuidado com exageros, não remova muito ou você pode conseguir o efeito contrário.
 

Escreva um rascunho
Escreva um rascunho e deixe em espera – depois de escrever o rascunho, guarde por algum tempo, aguarde maturar, e só então revise e prossiga. Isto lhe permitirá ver o texto sob outra perspectiva, diferente daquela sob a qual você o escreveu, e assim facilita aplicar os cortes e edições que você talvez nem perceberia que precisava fazer.


Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite.
 

Vá direto ao ponto 
Seja direto ou pelo menos chegue logo ao ponto. Não desperdice o tempo do leitor com longas introduções e prolegômenos. Não enrole.

Ataque o problema. Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.
 

Estrutura do trabalho – Bibliografia
Trata-se de parte essencial do trabalho. Não devem ser referenciadas fontes bibliográficas que não foram citadas no texto. Caso haja conveniência de referenciar material bibliográfico sem alusão no texto, isto deve ser feito em sequência à bibliografia, sob o título “Bibliografia Recomendada”. As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT .
 

Estrutura do trabalho – Considerações Finais
Após retomar, sinteticamente, o problema e os aspectos analisados no desenvolvimento do trabalho, ressaltar as possíveis conclusões/considerações possibilitadas pelo processo de investigação. Recomendar, sempre que possível, práticas para implementação (intervenção) a partir dos resultados conseguidos. Caso conveniente, sugerir pesquisas adicionais.

Comentários

  1. Ótimas Dicas! O que me ajudou muito na hora de fazer meu TCC foi este site http://www.comofazerumtcc.net.br/ os caras são referencia em elaborar TCC mesmo que você esteja perdido vai funcionar eles já ajudaram milhares de estudantes VOCÊ TEM QUE CONFERIR!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luz, Trevas e Método Científico

Slide de apresentação de TCC pronto