Luz, Trevas e Método Científico


Este vídeo é parte integrante do DVD - Ensinando Ciência com Arte - Volume III.
Contato: demeis@bioqmed.ufrj.br

O Filme construído por Leopoldo de Meis – Luz, Trevas e o Método Científico, têm como finalidade explorar a relação das descobertas da ciência desde o surgimento das espécies até a contemporaneidade. O trabalho desenvolvido surge da necessidade de mostrar a evolução da ciência até às descobertas atuais. Todo filme é ditado por um tom extremamente humanista, com destaque do próprio professor Leopoldo de Meis sobre as benesses e as tragédias – quando mal utilizada – que a ciência pode trazer.
Este vídeo propicia-nos um olhar pelo percurso multiforme na historia da ciência, podemos percorrer por cenas de luta, perseguição, sangue, guerra, fome e também conquistas. Onde a defesa de um ideal era patente na sua produção, bem como na sua ação cultural cívica e humanista.
O homem é a espécie mais recente do planeta, cuja sobrevivência, fazia necessário enfrentar a fome, grandes predadores e principalmente microoganismos e vírus, que ao final sempre conduzia a morte do individuo, no qual acreditava ser sobrenatural. O curandeiro possuía poderes inquestionáveis, exigindo total submissão. Varias religiões pregava o sacrifício humano como forma de aplacar as iras dos deuses, ao mesmo tempo também estava surgindo outra forma de pensar, baseado no funciona ou não funciona, nas tentativas e erros (experimentação), perpassando pela lógica e observação, criado por Aristóteles. Logo após, Hipócrates contestava que todas as doenças seriam de origem divina, não sendo um castigo divino. Em detrimento a isso, um grupo de homens iniciou uma nova forma de refletir mudando a maneira de ser e pensar do homem.
Porém, esse grupo de homens enfrentou forte rejeição da igreja, a partir do século XII essa perseguição tornou-se oficial, sendo denominada Inquisição; para fazer cumprir a suposta vontade divina, os inquisitores promoviam a constante vigilância, baseado no medo e na intolerância religiosa. Qualquer um que fosse considerado bruxo, pecador ou erudito seria torturado para confessar seus pecados. As mulheres eram as maiores vítimas nesse período, eram humilhados e considerados seres inferiores sendo maltratadas pela sociedade.
Mas, em meio a essa guerra, surgiram homens corajosos com seus pensamentos começaram a modificar a situação caótica em que o Mundo vivia. Um exemplo foi Francis Bacon, dizia que apenas com a lógica e observação não seria suficiente para descrever a realidade, a experimentação seria fundamental, devido a essa imaginação o preço foi alto, o Papa Clemente ordenou sua prisão perpetua. Eram na maioria das vezes intimidados e obrigados a recuar.
Não se podia pensar nada mais daquilo que a igreja define como inquestionável. Muitas lutas e mortes foram necessárias para chegar ao patamar que nos encontramos na atualidade. Desta forma, a ciência que conhecemos hoje, começou a se desenvolver, o método cientifico, abriu caminho para a revolução científica; as academias ajudaram a disseminar e consolidar esta atitude.
As ciências naturais avançaram enormemente a vida do homem no planeta, mudando radicalmente nos últimos anos. Com exemplo a isso, principiou a evolução dos meios de transporte, máquinas, tecnologias além do direito das mulheres sendo respeitados.
Destarte, a evolução das ciências permitiu ao homem trazer a realidade alguns de seus sonhos antigos, como voar, navegar em baixo d’água, chegar até a lua, atenuar a fome e aumentar sua expectativa de vida, mas para isso, custou preço de sangue, as idealizações eram constantemente rejeitadas e os pensadores eram na maioria das vezes punidos quando não sacrificados.
O pensamento destes homens/filósofos serviu como alicerce de diversas ideologias que duram até a contemporaneidade. Hoje, o conceito de ciência está bastante difuso entre as populações em geral, embora não se saiba corretamente sua definição, mas constantemente estamos vivendo a ciência e com a ciência.

Sobre o autor

Laudinéia Maria Neves Dias – Graduada em Enfermagem – Especialista em PSF, Licenciada em Biologia e Física via Complementação Pedagógica, Especialização em atenção básica em Saúde da Família (UFMG) MESTRANDA em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa- Parceria com Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Email: laudineia_dias@yahoo.com.br.

Comentários

  1. Tarefa para Segunda-feira (04/04/2011).

    Caro aluno, com base no vídeo Luz, Trevas e Método Científico, faça uma breve reflexão sobre o tema e aponte como este vídeo poderá contribuir ou não com sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Este vídeo mostra a origem do pensamento humano, sua evolução e o surgimento da ciência, bem como, demonstra de forma crítica, as relações entre a ciência, a sociedade e o poder no transcorrer da história humana.
    Uma coisa importantíssima acerca da ciência é que a observação e a experimentação são os pontos-chaves que permitem o estabelecimento de um paradigma, um modelo, padrão. Sem a observação e a experimentação não pode haver ciência.
    Se o que não pode ser observado e experimentado não pode ser considerado científico, como foi que chegaram à conclusão de que há 14 bilhões de anos houve uma explosão que originou o universo? Há bilhões de anos não havia ninguém para testemunhar essa possível explosão.
    É lamentável que inúmeros livros didáticos contenham ensinamentos como se fosse uma realidade. Isso acontece porque professores, muitas vezes também foram enganados, como por exemplo, ensinam que a evolução é um fato científico. Talvez eles não saibam que na realidade nunca foi encontrada nenhuma prova da existência de um homem-macaco.
    Quanto ao conhecimento histórico dos seres humanos, teve uma forte influência de crenças e dogmas religiosos. Mas, na Idade Média, a Igreja Católica serviu de marco referencial para praticamente todas as idéias discutidas na época. A população não participava do saber, já que os documentos para consulta estavam presos nos mosteiros das ordens religiosas.
    O desejo de todo o homem sempre foi esquadrinhar os mistérios do universo em busca de respostas para a sua existência, dos fenômenos naturais e de um sentido para sua vida. No entanto, após a queda, quanto mais o homem tenta decifrar sua realidade por meio de seu raciocínio lógico, mais se afunda no materialismo e na incredulidade.
    E desde que o pecado entrou no mundo houve desordem no sistema e isso afetou a vida na terra e o organismo humano, causando fome, doenças, destruição e morte.
    Observa-se que muitos cientistas usam a intuição para chegar a determinado experimento e à verdade. Sendo assim, concluí-se que a intuição deve ser uma aliada da razão e do empirismo, a fim de que não sejamos levados a tirar conclusões absurdas. A fé, como a intuição, também é um meio de conhecimento, uma vez que nos permite vislumbrar um horizonte e caminhar em direção a ele, para constatar se nossas expectativas são reais ou não.
    Tudo o que é revelado na Bíblia Sagrada está de acordo com o que a ciência conhece a respeito do ser humano e do universo. Aliás, a revelação bíblica vai muito além, porque só o Criador poderia revelar-se ao homem, de forma que este, tendo em vista suas limitações naturais, percebesse quem é, de onde veio e para onde vai, com que propósito foi criado e como cumpri-lo.
    A fé é um ingrediente fundamental tanto na investigação científica, como no processo de aproximação de Deus e de crescimento espiritual. Sem fé, é impossível caminhar em direção a qualquer coisa, investigá-la; daí ser dito que, sem fé, é impossível agradar a Deus. A fé é uma espécie de chave que abre a porta para o milagre esperado acontecer. Ela nos conecta a Deus.
    A fé natural sempre nos motivará a buscar o que desejamos, mas nem sempre nos permitirá alcançar exatamente aquilo que projetamos. Contudo, a fé sobrenatural, aquela gerada pelo Espírito Santo em nosso coração, tem uma base sólida, racional e espiritual: a palavra de Deus por meio da qual Ele trouxe à existência o que ainda não existia.
    João, na introdução do seu Evangelho, observou que: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus, Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens.” (Jo 1:2-4).
    Este vídeo serviu como referência de desenvolvimento do conhecimento científico em todas as áreas. Algumas imagens são fortes, tristes, mas real. Com certeza ajudou na minha pesquisa, na minha maneira de pensar e na busca por algumas explicações.

    ResponderExcluir
  3. O vídeo é bem interessante, pois nos mostra o caminho do raciocínio humano na história.Os grandes filósofos e pensadores que mudaram a forma de ver o mundo, aqueles que ousaram pensar e foram visto como um ser estranho e para uma sociedade medíocre que não podiam compreender tamanha complexidade de pensamentos.
    Só o tempo mostrou o verdadeiro valor de cada um, e hoje são reverenciados por tamanha sabedoria mesmo em uma época de poucos recursos e liberdade.
    Esse vídeo serviu como apoio para que possa enfrentar as dificuldades que é fazer algo diferente do padrão,pois,o tempo vai mostrar aquilo que é a verdade.

    Edson da Rosa.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo em questão, faz uma retrospectiva do ponto de vista cientifico não só sobre a criação do universo, com também da evolução humana. Evolução esta que cuidadosamente é esplanada tanto no campo relativo à evolução física quanto à evolução cultural. Ele passa por todas as fases históricas da humanidade e sendo assim creio eu que haja uma apresentação muito mais humana do que voltada para uma explicação que permeia a ação de Deus tanto como criador como sustentador de tudo que existe. É a visão do homem enquanto não envolvido pelo Espírito de Deus que traz clareza e luz a todas as coisas.

    Jaime

    ResponderExcluir
  5. o video tem informações coerentes e não coerentes,
    pois a erro de datas e informações.
    As coerentes são muito proveitosas, elas nos mostram assuntos cosmológicos, científicos, históricos, geológicos, etc.
    As incoerente deixam a desejar na veracidade dos fatos dos mesmo acrecendo ainda nenhuma pesquisa cientifica e coerente da teologia.

    Adão Bittencourt

    ResponderExcluir
  6. Comentários encerrados para este trabalho!

    ResponderExcluir
  7. O que observei no vídeo é que o mesmo mostra a origem do pensamento sendo o centro o ser humano, sendo uma evolução gradativa até a descoberta da ciência, mostrando criticamente, as relações entre a ciência, a sociedade e o poder ao longo da historia da humanidade.
    A descoberta acerca da ciência é que a tudo começou com a experimentação, pois ainda não se sabia em muitos fatos do seu resultado, onde através da experimentação permitiu o estabelecimento de um modelo passando de geração para geração e cada vez se aperfeiçoando, entendendo-se que sem a observação e sem a experimentação não pode fazer ciência, a qual exige experiências para se obter um resultado satisfatório.
    O vídeo nos mostra também a questão social e religiosa relatando um conhecimento histórico dos seres humanos, a qual teve uma forte influência de crenças e dogmas religiosos. Mas, na Idade Média, a Igreja Católica interferiu de uma forma bem acentuada que se tornou um referencial para praticamente todas as idéias discutidas na época sobre questões religiosas e dogmáticas. A população era inculta e não dispunha de meios para se obter um conhecimento, a saber, que os documentos para consulta estavam em poder do clero religioso em mosteiros trancados a sete chaves e as pessoas eram obrigadas a ouvirem o que lhes relatavam, muitas vezes colocando coisas na mente das pessoas causando pavor e tradições religiosas.
    O desejo de todo homem foi sempre em desvendar os mistérios do universo em busca de respostas para a sua existência, dos fenômenos naturais e sobrenaturais para entender o verdadeiro sentido da vida. De onde vim, para onde vou, o que estou fazendo aqui. Contudo, quanto mais o homem tenta decifrar esses mistérios por meio de seu raciocínio lógico, mais se afunda em questões céticas, no materialismo e na incredulidade filosófica.
    E por causa da queda do homem e entrada do pecado no mundo, ocasionando com isso a desobediência do homem em relação a Deus, houve desordem e transformação no mundo, causando destruição, fome, catástrofes, moléstias, doenças e morte, no vídeo representado pelos quatro cavaleiros do Apocalipse.
    Muitos cientistas céticos usam de pressuposições com experimentos para tentar desvendar e se chegar a uma verdade e desacreditar a Bíblia, mas chega se sempre às descobertas arqueológicas sempre colocando a Bíblia como infalível, ou seja, sempre que a Bíblia é contestada, se revela através de achados arqueológicos mostrando sempre a veracidade da Bíblia, ela é incontestável. Tudo o que é revelado na Bíblia está de acordo com o que a ciência conhece e revela a respeito do homem e do universo em si. A fé é essencial, não resta dúvida, tanto na investigação científica, como no processo de nos aproximarmos de Deus para que tenhamos um crescimento espiritual e uma visão ótica do que Deus representa para nós como Criador de todo o Universo, inclusive de nós seres humanos, animais, répteis e todos os seres viventes da terra.
    Este vídeo me mostrou a necessidade de uma reflexão mais profunda nas questões científicas e espirituais, mostrando que o homem com sua ganância exacerbada não medem as conseqüências que esta ganância ocasiona ao meio ambiente em que vivemos. Algumas imagens são muito fortes, tristes e reais mostrando que o amor de muitos já esfriou.
    Com certeza! Esse vídeo me ajudou em uma reflexão de que este nosso mundo é como se Deus nos colocasse no Jardim do Éden e nos incumbissem de cuidá-lo com muito carinho, mas nós não estamos fazendo isso e o mundo está hoje em um colapso apocalíptico causando dores de parto em muitos lugares, pavores, horrores, medo e muitas mortes. E o que a ciência tem nos mostrado é justamente isso, se não cuidarmos de nosso planeta será cada dia pior e os quatro cavaleiros do apocalipse continuarão a derramar suas taças até que Jesus venha buscar os escolhidos e irem para a nova morada, a nova Jerusalém.

    Nilo Faustino Alves Filho

    ResponderExcluir
  8. Ediomar Vicente Pereira7 de abril de 2011 às 20:19

    Com base no que foi apresentado no vídeo, pode-se ter uma idéia geral de como o homem começou a processar as primeiras informações na busca insensante do seaber, do conhercer-se, na busca de explicações acerca de tudo, das suas origens, do universo e tudo que nele está. Fica claro que o hoemem não se contentou em apenas passar pela vida, mas procurou entende-lá nas mais diversas manifestações de sua representatividade. Homens e mulheres se dedicaram incansavelmente, anularam suas vidas e porque não dizer perderam-na em nome da ciências e do conhecimento. O Video mostra-nos os vários precessos evolutivos tanto no campo da ciência bem como no da religião nas mais diversa epocas da existência humana. É interessante, sob o ponto de vista humanista, pois revela o quanto o homem, enquanto espécie, pode ser cruel por temer o desconhecido e por temer aqueles que se destacam dos seus pares através do conhecimento. Homens e mulheres deram suas vidas, foram tidos como loucos, bruxas, feiticeiros, morreram em fogueiras e a conclusão a que se chega, é que a humanidade deve muitos a alguns destes martires do conhecimento, pois suas visões foram as precursoras de muitas façanhas alcançadas pelo homem moderno. O video é uma excelente fonte de reflexão para todos nós que estamos neste momento embuidos da nobre tarefa de produzir conhecimentos e alicerçarmos nossas convicções como base em experiências concretas, sólidas e acima de tudo na unção e direção de Deus. É o que penso.

    ResponderExcluir
  9. o video e fundamental para entedermos a historia cientifica onde muitaas vezes desconhecemos,seu significado a razao de tudo por onde começou e como começou,,para que serve,qual objetivo a ciencia quer alcançar,segundo bacon era neceesario fazer estudos atraves de esperimentos...e nao apenas de notificaçoes

    ResponderExcluir
  10. uma pergunta!
    Trévas e método ciêntifíco podem ser marcados históricamente.Que épocas representam de acordo com o video ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Slide de apresentação de TCC pronto

Dicas importantes para a elaboração do TCC