Apresentação gráfica do TCC

A apresentação de trabalhos acadêmicos (TCCs, Dissertações e Teses) é estabelecida pela ABNT por meio da NBR 14724. Abaixo apresento um resumo sobre a estrutura e formatação destes trabalhos:

ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
Elementos pré-textuais
Capa: na ordem: nome da instituição (opcional), nome do autor, título, local, ano da entrega.
Folha de Rosto: na ordem: nome do autor, título, natureza (Trabalho apresentado para obtenção de conceito na disciplina ..., do Curso de ... da ....), nome do professor, local, ano da entrega.
Folha de aprovação
: Utilizado normalmente em Monografias, Dissertações e Teses.
Dedicatória:
Elemento opcional.
Agradecimentos:
Elemento opcional.
Epígrafe:
Elemento opcional.
Resumo na língua vernácula
: Redigido em um único parágrafo que não exceda uma lauda, o resumo deve conter a natureza da pesquisa realizada, seus objetivos, metodologia e principais resultados e conclusões auferidas.
Resumo na língua estrangeira
: Presente em trabalhos de maior vulto (Monografias, dissertações e teses).
Listas de ilustrações ou tabelas
: Elemento opcional. De acordo com a ordem apresentada no texto, designando nome específico, acompanhado do número da página.
Lista de abreviaturas e siglas
: Elemento opcional. Relação alfabética, seguida das palavras ou expressões correspondentes
Sumário
: Indicação dos títulos das seções do trabalho acompanhadas dos números das páginas. Destacam-se gradativamente os títulos das seções.
Elementos textuais
Introdução: Deve conter o objeto, os objetivos e a metodologia empregada na pesquisa. Sugere-se o seguinte roteiro para a Introdução:
- um parágrafo para declinar o tema;
- um ou mais parágrafos para a delimitação do tema;
- um parágrafo para o objetivo geral;
- um ou mais parágrafos para os objetivos específicos;
- um parágrafo, por capítulo, para explicitar o que será tratado em cada capítulo;
- um ou dois parágrafos para declinar qual o método e qual ou quais as técnicas de pesquisa utilizadas;
- um ou mais parágrafos para observações sobre traduções e características que mereçam destaque.
Desenvolvimento: Exposição ordenada e por menorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções.
Conclusão: (ou Considerações finais): Síntese dos argumentos desenvolvidos ao longo do trabalho. Sugere-se o seguinte roteiro para a elaboração das considerações finais:
- alguns parágrafos iniciais para considerações gerais sobre o trabalho, como o grau de dificuldade encontrado para a pesquisa, o acesso à bibliografia, etc.;
- parágrafos para respostas a cada uma das perguntas de pesquisa;
- parágrafos para comentar a confirmação ou não das hipóteses;
- dois ou três parágrafos para algumas recomendações que o pesquisador queira fazer.
Elementos pós-textuais
Referências: Aplicar NBR 6023.
Glossário: Elemento opcional.
Apêndice: Elemento opcional. Texto ou documento elaborado pelo autor.
Anexos: Elemento opcional. Texto ou documento de fonte externa. Identificados por letras maiúsculas consecutivas (Ex: Anexo A)
Índice:  Elemento opcional. 

FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA
Papel
A4 branco
Margens
Esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm.
Fonte
Recomenda-se tamanho 12 para texto, e menor para citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação e legenda das ilustrações e tabelas.
Espacejamento
Todo o texto com espaço 1,5. Citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, legendas, natureza do trabalho com espaço simples.
Títulos com indicativo numérico
Alinhados à esquerda. O número precede ao título, separado por um espaço. Títulos de seções primárias devem iniciar em folha distinta.
Títulos sem indicativo numérico
Listas, sumário, anexos, referências devem ser centralizados. Cada qual em folha distinta.
Paginação
Todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito.

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