O que fazer para não ENLOUQUECER durante a elaboração do TCC

Não adianta chorar! Ficar azedo com as pessoas! Arrancar os cabelos da cabeça!
Ou xingar seu orientador...
Nem ficar se perguntando...
Vai dar tempo? Como fundamentar? E, as citações?

Calcule o tempo necessário
Um bom TCC precisa de 6 a 10 horas de dedicação por semana. Vamos fazer um cálculo:
      1 semana tem 7 dias X 24 horas, portanto, 1 semana tem 168 horas totais seu TCC precisa 10 horas por semana
      10 horas TCC dividido por 168 horas totais = 6% do seu tempo

Isso mesmo!!! Você precisa dedicar-se apenas 6% do seu tempo total por semana!!! Mas como fazer isso acontecer? Organize-se.

Agenda semanal
Analise todas as atividades que você tem durante a sua semana. Dia-a-dia, hora-a-hora. Você deverá procurar por janelas de tempo disponível. Se após esta análise do seu tempo, você descobrir que ainda não tem tempo disponível, você deve fazer a eliminação de algumas atividades.
Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra “discípulo”, que significa “aquele que segue”. No TCC, disciplina é ser discípulo de você mesmo, ou seja, você fez a sua agenda semanal com as janelas de tempo para estudo e, agora você vai cumprir o que você mesmo determinou.
Para você não errar na hora de fazer a fundamentação teórica, sugiro que você procure o seu orientador e monte um esquema com 7 ou 8 palavras-chaves que vão nortear a sua fundamentação teórica. As palavras-chaves serão os sub-títulos da sua revisão bibliográfica, para cada palavra-chave você deve escrever 3 a 4 páginas. No total você terá de 25 a 30 páginas de fundamentação.



Ou seja, se você realmente precisa e quer fazer um ótimo TCC, você deverá priorizar o TCC e abandonar outras atividades que não são importantes e/ou urgentes. Nossa vida está muito corrida, então, para cada coisa que queremos fazer, devemos ‘deletar’ outros 3 itens que fazemos atualmente.

Por exemplo: para fazer o TCC, não posso mais assistir televisão, perder tempo com e-mails desnecessários, ficar jogando conversa fora com os amigos

Cada janela de tempo para estudo de TCC deve ter de 2 a 3 horas. Trabalhando menos de 2 horas, você não consegue fazer nada. Se você trabalhar mais de 3 horas, o seu rendimento decai muito devido ao cansaço mental.

Disciplina

Mas por que irei seguir a risca o horário determinado para o TCC?

1º) Porque sou competente, e cumpro o que combino comigo mesmo, tenho muita garra e determinação.

2º) Não tem mais ninguém para me acompanhando (vigiando). Devo tomar meus próprios passos sozinho, ninguém vai ficar pegando no meu pé, cobrando, só depende de mim.

3º) Quando estiver no horário do TCC, penso somente no TCC, não me distraio, desligo o celular e televisão. Vou para um local isolado e não entro em sites que possam me desconcentrar

4º) Existe vida lá fora. Depois que acabar o horário do TCC, você ficará extremamente aliviado após cumprir seu horário e, voltará a se preocupar somente no próximo horário agendado. É uma sensação de realização, missão cumprida, estou no comando da minha vida.

Esquema de Palavras-chaves


Por exemplo, no tema Literatura no espaço escolar, você pode ter as seguintes palavras-chaves: Leitura fruitiva; Literatura infantil; Biblioteca escolar; Formação estética; Arte; Gêneros textuais; Sala de aula.

Enfim, o TCC deve ser um processo de crescimento intelectual para o aluno. Esta é a melhor oportunidade para se construir o conhecimento oferecida pelas instituições de ensino. Lembre-se, tudo que você aprender durante esse processo, jamais poderá ser retirado. Portanto, aproveite e corra atrás do seu.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luz, Trevas e Método Científico

Slide de apresentação de TCC pronto

Dicas importantes para a elaboração do TCC