Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC

Dicas para elaboração de uma boa apresentação
1 O que é? O PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons , textos e vídeos , que podem ser animados de diferentes maneiras, assim como uma ampla gama de modelos de apresentação pré-definidos e uma vasta galeria de objetos (ClipArt ).
Há uma grande variedade de efeitos de animação e composição de slides.O formato nativo do PowerPoint é o PPT, para arquivos de apresentações.
2 Quando usar?É utilizado para apresentações que necessitem a visualização de conteúdos, ideias e ou dados.Quando precisar mostrar gráficos e/ou imagens sobre seu trabalho.
3 Como usar?Lembre-se o ppt é apenas uma ferramenta para sua apresentação.Ele nunca irá substituir sua fala. Ela que será mais avaliada.O ppt é um lembrete, caso você precise, recorra a ele.Você deve ter fluência na apresentação e recorrer a leitura do ppt somente em casos extremos. Ou quando fizer a leitura de gráficos, citações etc.
4 Quantidade de Slides e o TempoQuantidade de Slides e o TempoTer um tempo maior para apresentar não significa que você deve aumentar o número de slides. Costuma-se usar, na maioria dos casos, um número entre 10 e 15 slides para uma uma apresentação de 20 minutos.A quantidade de slides não representa a qualidade da apresentação.
5 PadronizaçãoSe você for fazer uma apresentação para sua defesa use esse modelo.A padronização é importante, pois, facilita e organização da apresentação.Salve uma cópia dessa apresentação e inclua seu texto e figuras necessárias para realizar sua apresentação.
6 Cores dos SlidesEscolha uma cor de texto que tenha o maior contraste possível com o fundo. O recurso Esquema de Cores do Slide pode lhe ajudar na decisão.Evite slides em preto-e-branco, senão qualquer panfleto chamará mais atenção do que os seus slides.Teste a apresentação no local que você vai fazer a apresentação, pois a luminosidade do local e dos projetores varia de acordo com o ambiente.
7 Letras muito grandes e ou coloridas também não são uma boa ideia;Tamanho de letraLetras muito grandes e ou coloridas também não são uma boa ideia;Letras muito pequenas também não ajudam a causar uma boa impressão de seu trabalho;Use o bom senso!
8 Quantidade de texto em cada slideNunca coloque texto demais em um slide. Isso prejudica sua visualização pelos avaliadores e o público presente em sua defesa;Use apenas o necessário para que a plateia saiba do que se trata sua apresentação.Faça um resumo do assunto a ser tratado no slide. Ou apresente os pontos principais do tópico.
9 Slide de AberturaÉ a capa da sua apresentação. Então você deve caprichar.Deve conter, obrigatoriamente, o título do trabalho, seguido pelo seu nome, de seu orientador e curso.Enquanto a apresentação não começa o Slide de Abertura pode ficar aberto ao público.
10 Slide AgendaÉ geralmente, o segundo slide, é uma visão geral do que será apresentado. Mostre nesse slide tópicos com os assuntos da apresentação.
11 O que é importante constar na apresentação?Corpo da apresentaçãoO que é importante constar na apresentação?Cada trabalho terá um formato diferente, mas em todos os casos é importante que se apresente:Os objetivos propostos;Uma fundamentação teórica mínima;A metodologia utilizada na pesquisa;Os resultados encontrados (esses podem trazer gráficos, tabelas, imagens, etc).
12 Bibliografia utilizadaÉ importante incluir a bibliografia utilizada no trabalho, mas se você utilizou muitos autores, inclua apenas os mais importantes e/ou as referências mais utilizadas.
13 Slide de EncerramentoNo último slide exiba um “obrigado”, ou alguma outra frase de agradecimento e que faça sentido em seu trabalho.
14 Outras orientaçõesUse esse modelo de slide para apresentação de seu TCC.Lembre-se de mostrar para seu orientador a apresentação que você pretende usar.É aconselhável treinar a defesa de TCC, fazendo a apresentação prévia para algum colega, por exemplo.Para os alunos do curso de Direito não é permitido o uso de powerpoint durante a defesa de Monografia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luz, Trevas e Método Científico

Slide de apresentação de TCC pronto

Dicas importantes para a elaboração do TCC