Apresentação Gráfica


A apresentação gráfica a seguir servirá para monografias (TCC), dissertações e teses.

Papel: formato A4, branco. Usar apenas o anverso da folha, com exceção da ficha catalográfica, que deve estar no verso da página de rosto.

Margens do texto:
Superior e Esquerda: 3 cm
Direita e inferior: 2 cm

Paginação: todas as páginas devem ser contadas, com exceção da capa, da ficha catalográfica e da folha de aprovação. As outras páginas preliminares devem ser contadas, mas não numeradas. A capa não deve ser contada e nem numerada. Nas demais páginas do texto, inclusive páginas de referências, apêndices e anexos, deve haver numeração, com algarismos arábicos, no canto superior direito.

Fonte de texto: preferencialmente arial: recomenda-se essa fonte sem serifa uma vez que ela tem uma aparência mais limpa, pois letras serifadas - como times new roman - parecem juntar-se umas às outras, como se fossem um prolongamento.

Tamanho de fonte: arial (justifica-se o uso da fonte arial porque é uma letra sem serifa, o que deixa o texto mais limpo).
·   Títulos: espaço simples entre linhas e espaçamento 36 antes e espaçamento 36 depois de cada título, exceto para o título de nível 1, que deverá ter apenas espaçamento 36 depois.

Título nível 1: arial, tamanho 13, negrito, todas as letras maiúsculas.
Espaçamento simples entre linhas.
Espaçamento 00pt antes e 36pt depois deste título de nível 1.

Título nível 2: arial, tamanho 13, negrito, somente primeira letra da primeira palavra em maiúscula, o restante minúsculo. Devem prevalecer as regras da gramática e da ciência (por exemplo, em casos de nomes próprios e de símbolos químicos). Alinhamento à esquerda.
Espaçamento simples entre linhas.
Espaçamento 36pt antes e 36pt depois deste título de nível 2.

Título nível 3: arial, tamanho 12, negrito, somente primeira letra da primeira palavra em maiúscula, o restante minúsculo. Devem prevalecer as regras da gramática e da ciência (por exemplo, em casos de nomes próprios e de símbolos químicos). Alinhamento à esquerda.
Espaçamento simples entre linhas.
Espaçamento 36pt antes e 36pt depois deste título de nível 3.

Título nível 4: arial, tamanho 11, negrito, somente primeira letra da primeira palavra em maiúscula, o restante minúsculo. Devem prevalecer as regras da gramática e da ciência (por exemplo, em casos de nomes próprios e de símbolos químicos). Alinhamento à esquerda.
Espaçamento simples entre linhas.
Espaçamento 36pt antes e 36pt depois deste título de nível 4.

Título nível 5: arial, tamanho 11, itálico, somente primeira letra da primeira palavra em maiúscula, o restante minúsculo. Devem prevalecer as regras da gramática e da ciência (por exemplo, em casos de nomes próprios e de símbolos químicos). Alinhamento à esquerda.
Espaçamento simples entre linhas.
Espaçamento 36pt antes e 36pt depois deste título de nível 5.

·   Corpo de texto: arial, tamanho 11, normal. Cada parágrafo deve ter um recuo na primeira linha de 2 cm. Espaçamento entre linhas de 1,5 linhas. Alinhamento justificado.

·   Nota de rodapé: explicativas e de referência. Fonte arial, tamanho 9 ou 10 (igual ao usado nas citações diretas longas) e espaço simples entre linhas e entre notas. Alinhamento justificado.

·   Resumos: em vernáculo e em idioma estrangeiro; espaço simples. Alinhamento justificado.

·   Legendas de ilustração, quadro e tabela: adequação conforme o autor.

·   Citações textuais longas: com mais de três linhas, fonte Arial 9 ou 10, espaço simples entre linhas, e 4cm de recuo esquerdo. Espaçamento 00pt antes e 06pt depois. Alinhamento justificado.

·   Referências bibliográficas: espaçamento simples entre linhas; com espaçamento duplo (22pt) entre uma referência e outra. Alinhamento à esquerda.
Importante: Na folha de aprovação à identificação da natureza e do objetivo do trabalho, o nome da instituição à qual será submetido e a linha de pesquisa devem ser alinhadas no meio da mancha (parte escrita da página) para a margem direita. Na folha de aprovação, seguir orientação conforme Modelo de folha de aprovação.

Folha de aprovação
A inserção desse elemento é obrigatória somente para os documentos científicos que tenham sido apresentados perante uma Banca Examinadora.

Se esse for o caso, esse elemento deverá constar da encadernação da versão final do trabalho, com a aprovação (assinatura) da referida Banca.

Deverá ainda conter as mesmas informações da folha de rosto, a data da aprovação, os nomes dos membros que compuseram a Banca, especificando as respectivas instituições a que pertencem.

Figuras

São consideradas figuras (ou ilustrações) os gráficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas, etc., que complementam visualmente o texto.

·   Onde aparece a identificação: A identificação da figura (ilustração) deve aparecer na parte inferior, rente ao limite esquerda da figura precedida da palavra FIGURA, seguida de seu número de ordem, em algarismos arábicos.

Logo após, inserir um título e/ou legenda explicativa, de forma concisa e clara. Inserir a fonte. Se a figura for desenvolvida pelo autor, colocar: FONTE: Desenvolvida pelo autor.

·   Onde inserir a figura no texto: A ilustração deve estar o mais próxima possível do trecho a que se refere.

Tabelas
Uma tabela apresenta, de forma sistematizada, informações geralmente numéricas. Ela é formada de células, colunas e linhas. De apresentação opcional, a lista de tabelas deve ser feita somente quando o número for superior a dez. Devem conter um título objetivo e expressivo e sua numeração deve ser sequencial, em algarismos arábicos, para facilitar a consulta, sempre que necessária. Não se usa ponto final no título.

Quadros

Um quadro apresenta dados de forma organizada, contendo informações textuais agrupadas em linhas e colunas, com ou sem indicação de dados numéricos.
Diferença das tabelas: apresentam teor esquemático e descritivo, e não estatístico.
Identificação: é feita pelo nome do elemento quadro, em maiúsculas, seguido do número de ordem, em algarismo romano. Não se usa ponto final no título do quadro.
Lista de quadros: de apresentação opcional, ela deve ser feita somente quando o número de quadros for superior a dez.

Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. A apresentação dos quadros é semelhante à das tabelas, com dois traços horizontais limitando o quadro, um separando o topo e o outro separando o rodapé. O cabeçalho, preferencialmente, não terá linhas verticais.

 

Nota de rodapé

As notas de rodapé (ou notas de fim) devem ser evitadas sempre que possível. Elas são utilizadas para explicar, comentar ou fazer referências ao texto de um documento, com informações que não foram incluídas no próprio texto, por provocarem uma quebra na sequência do mesmo.

Pode-se utilizar notas de rodapé para comentários detalhados e para citação de fontes. Tamanho da fonte: arial 9 ou 10 (usar o mesmo tamanho das citações diretas longas).

Dica: Como inserir rodapé com Word
O Microsoft Office Word enumera automaticamente notas de rodapé, depois de o usuário especificar um esquema de numeração. Pode-se utilizar um esquema de numeração único por todo um documento ou  utilizar diferentes esquemas de numeração em cada seção num documento. Quando adiciona, elimina ou move notas numeradas automaticamente, o Word atualiza sequencialmente as notas de rodapé.

Sumário
É de apresentação obrigatória para todos os tipos de documentos científicos apresentados neste Manual. Inclui a relação das principais divisões em seções, subseções e outras partes do trabalho, fiel à organização adotada e na mesma ordem em que aparecem no texto, numeradas em algarismos arábicos, refletindo com fidelidade a organização do texto.

Os elementos pré-textuais não são numerados. A numeração inicia-se na folha de rosto, mas sua apresentação gráfica se faz a partir da Introdução.

As folhas de Apêndices e Anexos devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar segmento à do texto principal.

·   Forma
Os destaques tipográficos dos enunciados das seções e subseções, conforme estabelece a NBR 6024:2003, devem obedecer, graficamente, ao que se segue:

1             TITULO DA SEÇÃO (caixa alta e em negrito)
1.1          SUBTÍTULO (caixa alta sem negrito)
1.1.1      Seção terciária (caixa alta só na 1a. letra e em negrito)
1.1.1.1    Seção quaternária (caixa alta só 1a. letra e sem negrito)
1.1.1.1.1 Seção quintenária (caixa alta só 1a. letra e sem negrito)
2             TITULO DA SEÇÃO (caixa alta e em negrito)
2.1           SUBTÍTULO (caixa alta sem negrito)
2.1.1       Seção terciária (caixa alta só 1a. letra e em negrito)
2.2           SUBTÍTULO (caixa alta sem negrito)

Dica: O Office Word 2007 cria automaticamente o sumário a partir dos títulos marcados. Escolha os estilos de título, por exemplo, Título 1, Título 2 e Título 3, que deseja incluir no índice analítico (sumário). Siga as instruções:

1) Selecione o título no qual deseja aplicar um estilo de título.

2) No menu Início, no grupo Estilos, clicar no estilo desejado ou personalize um.

3) Após marcar as entradas do seu índice analítico, você está pronto para criá-lo. Clique no local que deseja inserir o sumário, normalmente no início de um documento.

4) No menu Referências, no grupo Sumário, clique em Sumário e, em seguida, clique no estilo de sumário desejado.

Postagens mais visitadas deste blog

Luz, Trevas e Método Científico

Slide de apresentação de TCC pronto

Dicas importantes para a elaboração do TCC