Referências


As referências são elementos de apresentação obrigatória. Elas consistem em um conjunto de elementos que permitem a identificação de publicações, em formato impresso ou meio eletrônico, no todo ou em parte. Nas referências são relacionadas todas as fontes efetivamente utilizadas no trabalho.

Todos os documentos científicos devem, obrigatoriamente, apresentar no texto as citações das fontes (bibliografias ou on-line) citadas, e que serviram como base teórica para a elaboração do trabalho. Ao final da obra, todas as referências devem ser listadas, constando de todas as informações necessárias para que os leitores possam ter acesso a qualquer referência mencionada no texto.

A forma de referência adotada pela instituição, segue as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), de 2002.

As referências devem ser redigidas na mesma fonte e tamanho do texto, com espaçamento entre linhas de uma mesma referência deve ser simples, com um espaço duplo entre referências, e listadas em ordem alfabética.

Em casos de mesmo autor (es), deve ser respeitada a ordem cronológica (ano) crescente.

Nos casos de mesmo autor (es) e mesmo ano, deve ser verificado o mês de publicação e utilizado a indicação com letras minúsculas (a, b, c).

Em situações nas quais há trabalhos que foram consultados para formação de base conceitual do pesquisador, mas não foram citados no texto, tais trabalhos podem vir listados logo após a lista de referências sob o título Referências Consultadas.

Os autores dos títulos referenciados devem, preferencialmente, ter seus nomes indicados de forma completa. Na falta desses elementos, deve-se indicar, pela ordem: o sobrenome, seguido do prenome e dos demais nomes abreviados; ou o sobrenome e a abreviatura do prenome e dos nomes intermediários.

Atentar para o fato de que o elemento de deve ser indicado, inclusive no caso de nomes abreviados parcial ou completamente:
1ª opção: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.
2ª opção: FERREIRA, Aurélio B. de H.
3ª opção: FERREIRA, A. B. de H.

As referências são normatizadas conforme o tipo de material. As referências são regidas pela Norma ABNT NBR 6023/2002.

Importante: Não esquecer que, caso insira em alguma referência da listagem algum elemento não essencial, esse elemento deverá ser colocado em todas as referências da listagem.

Neste Manual serão apresentados alguns casos mais comuns e alguns casos especiais de referências.

·   Listagem
É preciso distinguir as listagens de:

Referências: obras consultadas e obrigatoriamente citadas no texto. Essa listagem é obrigatória.
Referências Consultadas: obras consultadas e recomendadas pelo autor. Essa listagem é opcional.

A lista de referências inclui todas as fontes efetivamente utilizadas e consultadas para a elaboração do trabalho.

Ordenação da listagem
A listagem deve ser ordenada pelo sistema alfabético (ordem alfabética de entrada), em listagem única, para todo tipo de material: uma listagem para material citado no documento, e uma listagem para material consultado (se for o caso de adotar essa listagem).

A lista é escrita com fonte Arial, tamanho 11, caixa alta e baixa, alinhamento esquerdo, entrelinhas simples, e duas entrelinhas simples entre os documentos referenciados. Toda vez que um título terminar com ‘?”,  “!” ou outro símbolo, é necessário inserir um ponto final “.”. Exemplo de título: “Crise econômica no Brasil: omissão do governo?”

TRAÇO
Inclusive para referenciar diversos trabalhos de mesmo autor, não substituir o nome do autor por um traço. Muitas vezes o primeiro trabalho referenciado está em outra página, o que dificulta a identificação do autor da referência desejada.

Usar o traço (com 6 caracteres) somente dentro da referência, quando for material que é parte de uma obra, de mesmo autor.

MATOS, Sergio. Anatomia do saber. In: ______. O conhecer da humanidade. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 45-59. 

RECURSO TIPOGRÁFICO
O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) para destacar o elemento título deverá ser o mesmo escolhido, em toda a listagem, para padronização. Se usar elementos complementares, isto é, os não essenciais, esses elementos devem ser incluídos em todas as referências da lista.

·   Autoria
A forma correta de entrada de nomes, pessoais e/ou de entidades, de ser retirada do Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.

·   Pessoa

É indicado pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido dos prenomes e outros sobrenomes. Podem ser abreviados ou não, mas mantenha o padrão de abreviação na listagem de referência. Até três nomes, os autores devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço. Se forem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, seguido da expressão “et al.”.
ALVARES, Rogério Paes.
ALVARES, Rogério Paes; TOLEDO, Ambrósio Almeida; CHAVES, Lúcia.
ALVARES, Rogério Paes et al.

Há casos específicos nos quais se aplica uma exceção, isto, apesar de haver mais de três autores, cita-se a todos eles. Ex.: projetos de pesquisa científica, relatórios de financiamento etc.

·   Conjunto da obra

É indicado quando for uma coletânea, pela qual haja responsabilidade explícita. A entrada do autor é feita como anteriormente, pelo nome do responsável, seguido da abreviação, no singular e entre parênteses, do tipo de participação.
Exemplos:
Organizador       (Org.).
Compilador         (Comp.).
Editor                 (Ed.).
Coordenador      (Coord.)
etc.

ALVARES, Rogério Paes; TOLEDO, Ambrósio Almeida (Comp.).

·   Entidade

É indicado para entidades tais como órgãos governamentais, empresas, associações, congressos, seminários, entre outros. A entrada é pelo nome da entidade, por extenso.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2003.

Se for uma entidade com denominação genérica, a entrada será pelo nome do órgão superior ou jurisdição geográfica.

BRASIL. Ministério da Justiça. Relatório trimestral. Brasília, DF, 2007. 22p.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Cultura. Coordenadoria de Planejamento Cultural.

Para entidade vinculada a um órgão maior, a entrada é feita pelo nome do órgão. Se a entidade for nome que se repete em muitas localidades, identifica-se a unidade geográfica de jurisdição, ao final, entre parênteses.

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Relatório financeiro: abril 2007. Rio de Janeiro, 2008. 32p.

IMPORTANTE: Quando o Autor Corporativo coincidir com o Editor, não é necessário repetir o Editor em seu campo.

·   Desconhecida

A entrada é feita pelo título da obra, com a primeira palavra em letras maiúsculas.

DIAGNÓSTICO da biblioteca universitária brasileira. São Paulo: USP, 2003. 44p.

·   Livro
Os elementos essenciais são: autor, título, edição, local, editora, ano, paginação ou volume e série (se houver).

Dependendo do tipo e número de autores, a forma de referência pode modificar-se um pouco.

Importante: Não esquecer que caso coloque na referência algum elemento não essencial, esse elemento deverá ser colocado em toda a listagem.

Um autor

MONTEIRO, Carlos Fernandes. Manual de elaboração de trabalhos. 2. ed. rev. São Paulo: PUC, 2002. 92p.

SALGADO-FILHO, Maria Cristina de. História sobre a vida. São Paulo: Lex, 1995. 287p.

Até três autores

A separação de mais de um autor na referência é feita por “ponto e vírgula”.
SILVA, Eduardo Valente; MEDEIROS, Éder Silva de; SILVA, Eduardo Ferrão da. Curso prático de economia, administração e contabilidade. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 213p.

Mais de três autores

Indica-se o primeiro utilizando a expressão et al para substituir os demais.

SANTORO, Cássio Luis de et al.
Crise econômica no Brasil: omissão do governo? Rio de Janeiro: Atlas, 2008.

Responsabilidade

Quando houver indicação de responsabilidade pelo conjunto da obra (Organizador, Compilador, Editor, Coordenador etc.), deve ser feita pelo nome do responsável, seguida da abreviação da responsabilidade na obra.

VARGAS, Marcus Francisco (Org.). História da tecnologia no mundo. Belo Horizonte: UFMG, 2003. 234p.

Meio eletrônico

Tanto no todo quanto em parte, os livros eletrônicos seguem as mesmas regras já estabelecidas para os impressos, devendo-se acrescentar informações referentes à descrição física do documento.

GROGAN, Felipe. Dicionário de idiomas. Rio de Janeiro: Delta, 2002. 1 CD-ROM.

Se o documento tiver sido consultado on-line, serão apresentados com o endereço de localização e a data de acesso.

PAZ, Francisco et al. XML Topic maps e mapas de conceitos. Braga, Portugal: Universidade do Minho, Departamento de Informática. Disponível em: <http://xata.fe.up.pt/xata2005/papersfinal/33.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2005.

·   Periódico
Para a obra como um todo, os elementos essenciais são: título da revista, local de publicação, editor, datas de início e de encerramento da publicação, se houver.
REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de janeiro: IBGE, 1939.

Parte de Periódico

Para artigo de periódico, os elementos essenciais são: autor, título do artigo, título da publicação, local de publicação, volume ou ano, número, página, mês correspondente e ano.

DIAS, Cláudia Augusto. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 269-277, set./dez. 1999. Disponível em: <http://bvbvttr.nbn/kfkfkgrt>. Acesso em: 12 nov. 2007.

O FUTURO do livro: E-books completam um ano e ainda provocam discussão se substituirão as obras impressas. Revista Veja, p.140-141, jun. 1999.

DIAS, Jully Anne Yamauchi Teixeira. Hipertexto: navegação e interface gráfica. Educ. Tecnol., Belo Horizonte , v. 5, n. 2, p. 76-81, jul./dez. 2000.

·   Evento
KOBASHI, Nair Yumiko. A organização e a transferência de informações documentárias: problemas e perspectivas. In: SIMPÓSIO ESTADO ATUAL E PERSPECTIVAS DA CDU, 1995, Brasília, DF. Anais... Organização do conhecimento e sistemas de classificação. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), 1996. p. 64-68.

LIMA, Carlos Eduardo de; FAGUNDES, Fabiano. Utilização de mapas de tópicos no desenvolvimento de hiperdocumentos educacionais. In: VI ENCONTRO DE ESTUDANTES DE INFORMÁTICA DO ESTADO DO TOCANTINS – ENCOINFO, 6., 2004, Palmas, Tocantins. Anais... Palmas, Tocantins: CEULP/ULBRA, 2004. 11 p. Disponível em <http://www.ulbra-to.br/eventos/ ensino/43020/Artigos/Anais2004/Anais/carlosLimaMapas DeTopicosEncoinfo2004.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2005.

·   Dicionário
Os elementos essenciais são: autor, título: subtítulo, edição, local, editora, ano, paginação ou volume e série (opcional: se houver). SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição (se houver). Local: Editora, data. Número de páginas ou volume (opcional).

FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1838p.
   
ENCICLOPÉDIA Mirador Internacional. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1995. v. 20.

·   Documento jurídico
Pode ser: Lei, Decreto, Norma, ISO, Emenda, Deferimento etc.
Os elementos essenciais são: jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação. Acrescentar notas relativas a outros dados necessários para identificar o documento.

PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO, Lei ou Decreto (etc.), número, data (dia, mês e ano). Ementa. Dados da publicação que divulgou a lei ou decreto.

BRASIL. Constituição (1998). Emenda constitucional nº. 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: Legislação Federal e Marginalia, São Paulo, v.59, p.1966, out./dez. 1999.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº. 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v.62, n.3, p.217-220, 1998.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Deferimento de pedido de extradição. Extradição n. 410. Estados Unidos da América e José Antônio Hernandez. Relator: Ministro Rafael Mayer. 21 mar. 1984. Revista Trimestral de Jurisprudência, Brasília, v. 109, p. 870-879, set. 1984.

·   Pareceres

Para Pareceres, Resoluções e Indicações de Autoria, citar conforme a seguir:

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n. 16 de 13 de dezembro de 1984. Dispões sobre reajustamento de taxas, contribuições e semestralidades escolares e altera e altera a relação do artigo 5 da resolução n. 1 de 14/1/83. Relator: Lafayete de Azevedo. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 13 dez. 1984. Séc. 1, p. 190-191.

·   Tese/Dissertação
Os elementos essenciais são: autor, título, local, ano, número de folhas, indicação de grau e área (tese, dissertação, monografia), unidade de ensino, Instituição.

NAVES, M. M. L. Fatores interferentes no processo de análise de assunto: estudo de caso de indexadores. 2000. 257f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

COSTA, Rose de Almeida. Ciberespaço: em busca de parâmetros e procedimentos para a atuação das bibliotecas. 2002. 157f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Mestrado Interinstitucional em Ciência da Informação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

·   Relatório
CORREA FILHO, F. C. L.; SÁ, A. M. 1980. Projeto Natividade. Goiânia, DNPM/CPRM. v. 1, 120p. (Relatório Técnico).

 

·   Artigo de jornal

Os elementos essenciais são: autor (se houver), título, título do jornal, local publicação, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente.

AUTOR. Título do Artigo. Título do Jornal, Local, dia, mês, ano. N.ºou título do caderno, seção ou suplemento, página inicial-final, n.ºde ordem  da(s) coluna(s).

MARADIR, Heitor de. Programa mostra o Macintosh usando o “Windows 95”. Folha de São Paulo, São Paulo, 24 set. 1998. Caderno 3, informática, p.7.

Artigo de jornal sem autor

TÍTULO do artigo (apenas a primeira palavra em maiúscula). Título do jornal, Cidade, data (dia, mês, ano). Suplemento, número da página, coluna.

·   Cartografia
Os elementos essenciais são: autor, título, local, editora, data de publicação, designação específica e escala.
INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO (São Paulo, SP). Regiões de Governo do Estado de São Paulo. São Paulo, 1994. 1 Atlas. Escala 1:600.000.

·   Resenha
Os elementos essenciais são: autor da obra, ano, título, subtítulo se houver, local de publicação, editora, autor da resenha, ano e publicação da resenha, título da resenha, subtítulo se houver, nome do periódico, volume, número, paginação.

COUTO, A. (2007). Pensamento lateral: um caminho. São Paulo: Backer. Resenha de: P. S. Fonseca (2008). Da possibilidade de um pensamento a priori. Revista do Psicólogo, v. 35, n. 2, p. 403-405.

·   Apostila/Manual
COURA, C. E. Normalização de documento acadêmico. Belo Horizonte: UFMG, 2008. 50p. Apostila.

·   Entrevista
Entrevista Publicada
SANTOS, A. Criação de ecossistemas. Entrevistador: Everaldo Cristão. Veja, São Paulo, v. 3, n. 37, p. 21-22, out. 2007. Entrevista.

Entrevista Não-Publicada
Quando se tratar de entrevista não publicada, fazer uma nota de rodapé indicando as informações referentes à entrevista.

·   Palestra/Conferência
SANTOS, A. Como ser feliz. Palestra proferida na igreja Boa Viagem, Nível 2, Belo Horizonte, 15 mar. 2006.

·   Data nas referências
Toda data é indicada em algarismos arábicos. Caso não houver qualquer indicação de data, seja de publicação, distribuição ou copyright, registra-se em uma das formas seguir:

[1971 ou 1972] um ano ou outro
 [1969?] data provável
 [1973] data certa, não indicada no item
 [entre 1906 e 1912] use intervalos menores de 20 anos
 [ca. 1960] data aproximada
 [197-] década certa
 [197-?] década provável
 [18--] século certo
 [18--?] século provável

Quando referenciando um periódico como um todo, em curso de publicação, indicar a data inicial seguida de hífen (Ex.: 1988-). Para periódico com publicações encerradas, usar um hífen para separar as datas de início e fim (Ex.: 1949-1999). Para referenciar um período sequencial, usar também o hífen (Ex.: v. 12-17, 1999-2002).

Se houver na listagem de referência mais de um trabalho, de mesmo autor, publicado no mesmo ano, é preciso acrescentar letras minúsculas após o ano, sem espaço:
SILVA, M. R. Direitos da mulher [...]. 2002a.
SILVA, M. R. Erros e acertos [...]. 2002b.

·   Abreviatura de autores

ABREVIAÇÕES DE OUTROS TIPOS DE AUTORES (EDITORES, ORGANIZADORES, COORDENADORES ETC.).


·   Adaptador: Adapt.
·   Animador: Anim.
·   Apresentador: Apres.
·   Co-editor: Co-ed.
·   Co-orientador: Co-orient.
·   Colaborador: Colab.
·   Compilador: Comp.
·   Compositor: Compos.
·   Consultor: Consult.
·   Coordenador: Coord.
·   Diretor: Dir.
·   Distribuidor: Distrib.
·   Editor: Ed.
·   Entrevistador: Entrev.
·   Fotógrafo: Fotog.
·   Idealizador: Ideal.
·   Impressor: Impr.
·   Introdutor: Intr.
·   Narrador: Narr.
·   Organizador: Org.
·   Patrocinador: Patroc.
·   Posfaciador: Posf.
·   Prefaciador: Pref.
·   Produtor: Prod.
·   Redator: Red.
·   Selecionador: Sel.
·   Supervisor: Superv.
  . Tradutor: Trad.

Postagens mais visitadas deste blog

Luz, Trevas e Método Científico

Slide de apresentação de TCC pronto

Dicas importantes para a elaboração do TCC