Citações

As citações são informações de outras fontes que não sejam do autor do trabalho, obtidas a partir do levantamento bibliográfico. Toda informação desse tipo deve ser expressamente indicada e documentada no corpo do trabalho.

As citações são essenciais nos documentos acadêmicos, pois fundamentam a ideia ou argumento que se pretenda defender. É, portanto, imprescindível que seja dado o devido crédito à ideia citada, sob pena de ser acusado de plágio. Pode-se ainda fazer citação direta de traduções, desde que identificadas como tal, colocando, após a citação, a expressão “tradução nossa”.

Todas as citações devem ser expressamente identificadas pelo nome do autor, ano do trabalho citado e número da página onde a citação está exibida. A citação indireta poderá omitir a página, principalmente se for sobre um longo trecho do documento citado ou se for sobre as ideias do autor, em geral. Aconselha-se que as citações não excedam catorze linhas de texto. Toda pesquisa científica deve corresponder a uma visão pessoal e original, portanto, o número de citações não pode ser excessivo.

Fatos e acontecimentos de domínio público ou de conhecimento geral, que sejam de fácil verificação e semelhantes em todas as fontes, não precisam de citação.

As citações consideradas neste manual são as indiretas e as diretas.

Indiretas
As citações indiretas são utilizadas para apresentar informações extraídas de documentos de outros autores, porém sem que haja reprodução fiel às palavras utilizadas pelo autor da citação.

Por exemplo, durante a pesquisa um livro foi lido e um resumo das ideias contidas nesse livro foi apresentado no documento acadêmico de forma indireta, isto é, sem usar as mesmas palavras do autor do livro. Nesse caso, na citação não será necessário indicar a paginação, bastando apenas o nome do autor e o ano de publicação.

·   Forma
No texto corrente: somente a primeira letra maiúscula, com o ano entre parênteses; colocar o número de página é opcional.
Conforme Souza e Faria (2000)...
Segundo Lopes (2008)...

Ao final da citação: todas as letras serão maiúsculas, e colocar o número de página é opcional.
... (SOUZA; FARIA, 2000).
... (LOPES, 2008).

Diretas
As citações diretas se constituem na reprodução fiel das palavras do autor, conservando-se a grafia, pontuação ou idioma.

Necessariamente é preciso identificar a página (ou intervalo de páginas) na qual a citação direta se encontra no documento original. No caso de originais on-line ou em CD-ROM, essa informação deverá ser especificada.

As citações diretas podem ser curtas ou longas. Em qualquer uma delas será preciso indicar a paginação.

·   Forma
No texto corrente: somente a primeira letra maiúscula, com o ano entre parênteses; colocar o número de página é obrigatório.
Conforme Souza e Faria (2000, p.325)...
Segundo Lopes (2008, p.12)...
Gomes (2007, on-line) afirma...

Ao final da citação: todas as letras serão maiúsculas, e colocar o número de página é obrigatório.
... (SOUZA; FARIA, 2000, p.325).
... (LOPES, 2008, p.12).
... (GOMES, 2007, on-line).

·   Curtas

As citações diretas curtas, com até três linhas, devem ser inseridas no texto corrido e colocadas entre aspas duplas. Se houver aspas duplas no texto original, substituí-las por aspas simples. As citações diretas curtas devem ser inseridas ao longo do texto, obrigatoriamente entre "aspas duplas". Se houver aspas duplas no texto original, essas devem ser substituídas por aspas simples.

·   Longas

As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas em parágrafo próprio, com recuo da margem esquerda de quatro centímetros (4 cm), com letra menor que a do corpo do texto, sem utilizar qualquer tipo de aspas.

Citações diretas longas - Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda com fonte arial, letra tamanho 9 ou 10, sem as aspas e com espaçamento simples. O mesmo tamanho usado para as citações diretas longas deve ser usado para as notas de rodapé. No  caso de documentos datilografados deve-se observar apenas o recuo (NBR 14724, 2002, p.5).

·   Omissões
As omissões de parte do texto e comentários, que não alterem o sentido do que foi dito, devem ser representadas por:
- Omissões: [...];
- Acréscimos e/ou comentários: [  ];
- Incoerências e incorreções: indicadas pela expressão [sic] entre colchetes, imediatamente após a ocorrência;
- Dúvidas: usa-se o ponto de interrogação [?] entre colchetes logo após a frase que a gerou.


As ênfases não existentes no texto original devem ser identificadas com a expressão “grifos nossos”, entre parênteses, depois da citação, ou com “grifo do autor”, quando se tratar de destaque feito pelo autor da citação.

As informações verbais, tais como palestras ou debates, são permitidas. Depois da citação deve-se indicar a expressão (informação verbal) entre parênteses, além de incluir os dados disponíveis na listagem das referências.


·   Citação de Citação
É a citação direta ou indireta de um documento que não se teve acesso ao documento original. Deve-se dar preferência à citação de fonte primária. A fonte secundária deve ser evitada ao máximo, usando somente quando estritamente necessário.

Deve-se indicar o nome do autor da citação, seguido da expressão apud ou, preferencialmente, citado por, e do nome do autor da obra consultada. No modelo de Lars (1999 citado por NARDI, 1993), o ato de ler envolve um processo cognitivo que começa com o olhar sobre o texto, direcionado da esquerda para a direita, de forma linear.
Os dois trabalhos devem ser listados nas referências.

Referência

Apesar de os dois trabalhos deverem ser listados nas referências, não é necessário, segundo a NBR 6023/2002, que a referência do documento primário seja seguida da expressão apud ou citado por, e os dados do documento efetivamente consultado ser repetido logo a seguir.

Na listagem, faça como exemplificado:
LARS, Flávio Marcus. A leitura e a cognição. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. 96p.

NARDI, Carolina Almeida. O olhar da cognição: meios e processos. Rio de Janeiro: Briquet Lemos, 2007. 213p.

Não faça assim:
LARS, Flávio Marcus. A leitura e a cognição. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. 96p. citado por NARDI, Carolina Almeida. O olhar da cognição: meios e processos. Rio de Janeiro: Briquet Lemos, 2007. 213p.

NARDI, Carolina Almeida. O olhar da cognição: meios e processos. Rio de Janeiro: Briquet Lemos, 2007. 213p.

Notas de referência

As notas de referência “indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado” (ABNT, NBR 10520, 2002, p. 2). Essas notas devem ser sequenciais, ordem crescente, em algarismos arábicos, e conter a referência da obra.
_____________
¹ SILVA, Rosa Maria. O direito da mulher. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. 224 p.

Se a mesma obra for apresentada em sequência em um rodapé, as referências subsequentes devem ser abreviadas, adotando-se expressões latinas. Isso evitará a repetição desnecessária de autores e títulos.

Use as expressões:
Id (idem): o trecho citado é do mesmo autor, mas a obra é diferente.
_____________
¹ SILVA, Rosa Maria. O direito da mulher. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. 224p.
² Id. A linguagem do dever. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. 84p.

Ibid (ibidem): o trecho citado é do mesmo autor e da mesma obra, variando somente a paginação.
_____________
¹ SILVA, Rosa Maria. O direito da mulher. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. p.35
² Ibid., p.87.

Op. cit. (opus citatum): citação referente a uma obra de autor já citada na monografia, dissertação ou tese, sem ser a imediatamente anterior. Usando o exemplo anterior, ficaria assim:
_____________
³ SILVA. Op. cit., nota 1, p.49.

·   Citação de Tradução
Na citação direta de um documento que está em outro idioma, deve-se fazer a tradução do trecho que será citado, identificando-se o documento como de praxe. Colocar, após a citação e os dados da mesma, a expressão “tradução nossa” ou "tradução do autor". Pode-se, ainda, fazer uma nota de rodapé com o trecho na língua original. 

·   Modelos Citação
Citação de um autor
Final da citação: (ROBERTS, 1996),
Início: Segundo Adams (1989);

Citação de dois autores
Final da citação: (MORAES; LIMA JR., 2000),
Início: Segundo Cox e Singer Jr. (1986);

Citação de mais de três autores
Final da citação: (RIVERA et al., 1992),
Início: Segundo Lopes et al. (1992);

Citação de mais de um trabalho do mesmo autor e do mesmo ano

Diferenciar com letras (a, b, c etc.): Segundo Johnson (1995a, b, c); Para Roberts (1996, 1997c); ou (JOHNSON, 1995a, 1995b; ROBERTS, 1996a, 1996b, 1997).

Citação de vários trabalhos
Dispor em ordem cronológica do mais antigo para o mais novo. Silva (1985a, b), Lima (1989), Souza Neto (1995). (SILVA, 1985a, 1985b); Lima, 1989; Souza Neto, 1995).

Citação de informações verbais
Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, e-mail, aula, conferência, depoimento) indicar entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando os dados disponíveis em rodapé.
No texto: O novo organograma estará disponível até o final de outubro (SILVA, 2001, informação verbal).

No rodapé da página: Notícia fornecida pelo presidente da empresa CERVANTES LTDA, Fernando Cardoso da Silva, em julho de 2001.

Citações indiretas
Prefira usar “citado por” em vez de apud:
Lucas (1975 citado por SILVA, 1993).

Utilizar ponto-e-vírgula para separações de citações entre parênteses.
(JUAN, 1997; LINCOLN, 1998).

Citação diversas de um mesmo autor, na mesma página
Usa-se op. cit. para a repetição. Martins (1998) e Martins (op. cit.).

Citação de página ou site na Internet
Cita-se o autor do artigo pelo sobrenome e ano, como se faz na citação tradicional. Quando não houver autor cita-se a primeira palavra do título em caixa alta e depois o ano.

Citação de obras clássicas
Citar o nome da obra, o volume (em arábico) e a página " p. ". Em caso de reedição, indicar a data da publicação original, seguida da data da edição consultada.
Homero exulta o povo "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono..." (ILÍADA, 10, p.173).

Eis uma forma de exultar o povo: "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (HOMERO, ILÍADA, 10, p.173).

(KANT 1871/1980).

Citação de autores com a mesma ideia
Seguir, de preferência, a ordem cronológica e não a ordem alfabética de seus sobrenomes.
Ex.: (FONTES, 1999; MOURA, 2001; FOGUEL, 2003; SIMAS, 2005).

Citação de trabalhos em vias de publicação (no prelo)
Segundo Duarte (no prelo), a autoria determinada...

A autoria determinada... (DUARTE, no prelo).

·   Maiúsculas-Minúsculas
A NBR 10520 (2002) determina que quando a indicação de autor estiver fora dos parênteses, o nome deverá ser redigido com a primeira letra maiúscula e o restante minúsculo.

A NBR 10520 (2002) determina ainda que, se o autor for indicado entre parênteses, dentro dos parênteses, o nome será redigido todo em letras maiúsculas, em qualquer situação. Ou seja, isso acontecerá inclusive em casos do uso de apud ou citado por:
Segundo Holdner (2004 apud MARTINS, 2006, p.45), [...]
Para Silva (2006, p.13 citado por SANTOS, 2008, p.52), a pesquisa “é [...]”

Postagens mais visitadas deste blog

Luz, Trevas e Método Científico

Slide de apresentação de TCC pronto

Dicas importantes para a elaboração do TCC